Os dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, mantido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), revelam os principais setores empresariais que tiveram mais acidentes de trabalho em Santa Maria, no acumulado de 2012 até 2017.
O setor com mais casos foi o de atividades de atendimento hospitalar, com 1.262 acidentes nesses seis anos. Essas informações estão no site do Observatório. Porém, é preciso levar em conta que, como nem todos os acidentes podem ter sido registrados, existe a possibilidade de haver ainda mais casos e de que outros setores também acabem gerando acidentes que não entram nas estatísticas.
Por isso, o MPT está cobrando prefeituras, empresas e outras entidades sobre a obrigatoriedade de notificar casos de acidentes e adoecimentos relacionados ao trabalho, que deve ser feito no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e no Sistema de Informações em Saúde do Trabalhador (Sist).
Acidentes de trabalho no acumulado de 2012 a 2017, em Santa Maria
1º) Atividades de atendimento hospitalar - 1.262 casos
2º) Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados e supermercados - 215 casos
3º) Atividades de limpeza - 208 casos
4º) Construção de edifícios - 178 casos
5º) Abate de reses, exceto suínos - 168 casos
6º) Fabricação de refrigerantes e de outras bebidas não-alcoólicas - 157 casos
7º) Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas - 97 casos
8º) Atividades de apoio à gestão de saúde - 94 casos
9º) Educação superior/ graduação - 90 casos
10º) Atividades de serviços de complementação diagnóstica e terapêutica - 89 casos